E-Fólio C
1.O jovem adulto encontra-se perante uma nova fase da sua vida, já não enfrenta grandes mudanças físicas como as que marcaram a adolescência, porém, o seu desenvolvimento é agora igualmente marcado por alterações relevantes, nomeadamente a nível social e emocional.
A identidade do jovem adulto repercute aquilo que foi a sua vida desde a infância até à adolescência como sendo a base da sua personalidade, sendo agora envolta por diferentes factores que vão moldando o seu futuro desenvolvimento, tais como o afastamento gradual dos pais, ou grupo familiar primário; a dependência económica; a crescente autonomia e independência; a confrontação com novos contextos sociais e culturais, entre outros.
O estudo desta etapa é relativamente recente, pois é difícil fazer um enquadramento cronológico consensual. Sabe-se, contudo, que é uma fase intermediária entre a adolescência e a adultez, que pode ir dos dezoito aos trinta anos, sensivelmente.
Esta é uma fase em que os jovens manifestam uma capacidade física bastante elevada, sobretudo relativamente à vitalidade e resistência, e em que a fertilidade atinge o seu nível mais alto. No entanto, nos dias de hoje existem alterações sociais que marcam de forma indelével o percurso dos jovens adultos. Há uns anos atrás esta era, sem dúvida, a fase em que as pessoas casavam e tinham filhos, no entanto, nos dias de hoje as prioridades dos jovens vão-se alterando, e estes vão-se adaptando às novas realidades. Deste modo, para satisfazer as novas exigências profissionais, as mulheres têm filhos cada vez mais tarde.
A grande prioridade dos jovens adultos é, pois, a obtenção de afirmação profissional e o consequente estatuto social que lhe é inerente. É a idade da força, da luta pelos objectivos e pelos sonhos, de modo a garantir o sucesso pessoal, social e financeiro. Nem sempre, porém, estes jovens adultos atingem os objectivos a que se propõem, sendo que por vezes experimentam o insucesso e a frustração. É, por excelência, a fase da afirmação do indivíduo na sociedade e no mundo laboral.
2. Endereço do powerpoint armazenado na minha conta pessoal no slideshare: http://www.slideshare.net/secret/xohISTqgREbA4m
3. O mapa conceptual sobre os factores de risco e de protecção da escola e da família elaborado por mim incide sobre os quatro sistemas de influência propostos por Bronfenbrenner: Macrossistema; Exossistema; Mesossistema e Microssistema.
Bibliografia:
- Marchand, H. (2001) A sabedoria;
- Morgado, L. & Costa, A. (2009).Textos de Suporte ao Tema 3;
- Tavares et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Porto Editora, Porto, pp. 83-106.
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário