e-Fólio A (continuação...)
1. O desenvolvimento dos músculos e da aquisição de mobilidade assumem ritmos diferentes, justifucando-se pela diferença da interacção entre factores hereditários e maturacionais e factores ambientais e de aprendizagem, que numa criança levará mais tempo pois é um processo mais decisivo e longo.
2. Os estudos de Goddard tentaram provar que o factor hereditário é o único responsável pelo desenvolvimento humano. Ao estudar a genealogia das duas linhagens, Goddard deixou de lado outros factores fundamentais, nomeadamente, ambientais, nutricionais, etc. Contudo, o seu estudo foi bastante relevante naquela época.
3. John Watson pretende demonstrar com esta afirmação que o comportamento humano está directamente relacionado com a resposta a estímulos do ambiente, indo ao encontro do conceito filosófico de John Locke, que preconiza que o ser humano nasce desprovido de ideias e concepções inatas, sendo o desenvolvimento da sua personalidade o resultado da aquisição dos diversos condicionamentos ao longo do tempo.
4. Os defensores da hereditariedade argumentariam que a criança era muda, daí ter dificuldades no seu desenvolvimento cognitivo. Já os defensores do meio ambiente remeteriam para a falta de contacto social a dificuldade de integração ao meio, pois enfrentava agora um novo contexto sócio-cultural.
5. Na minha opinião, o processo de aprendizagem resulta do entrosamento dos dois factores: nature e nurture. O código genético do sujeito e o meio que este dispõe para desenvolver as suas características inatas complementam-se por via de uma interactividade evolutiva ao longo da vida.
6. DM; CM;CM;DM;D;CM
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário